javaduke Não tenho nada contra Java e nem poderia, os sistemas mais importantes que já fiz foram usando esta plataforma. Não estou cuspindo no prato em que comi, mas já está ficando ridículo essa onda de invasões. Facebook, Microsoft e Apple já anunciaram invasões em computadores de seus empregados através do plug-in Java que é usado nos browsers. A Apple, por exemplo, já bloqueou várias vezes o plug-in Java no Mac OS X e isso está afetando a imagem da plataforma e da Oracle.

O problema existe porque alguns sites usam Java Applets. Applets é uma tecnologia que permite que o browser execute código na máquina do usuário. Tinha sua utilidade em uma época onde o html era tão limitado, mas nunca “pegou”, nunca foi popular. Hoje em dia só vejo sendo usado em alguns bancos para implementar mecanismos de segurança (!). Pode?

O problema é muito sério, até porque a Oracle já demonstrou através de um monte de patches que não sabe como lidar com o problema. De qualquer forma, tenho uma solução para o problema.

Oracle, acabe com os applets. Extermine essa tecnologia ultrapassada, inútil e perigosa. Isso não vai afetar mais do que uma meia dúzia de bancos, que merecem o prejuízo por terem escolhido a tecnologia errada para implementar seus sistemas de segurança. Ponha fim aos applets, não vamos sentir falta.