nokia logo Não entendo absolutamente nada de mercado de ações, mas pelo menos sei que quando o valor de uma ação sobe é bom e quando cai é ruim. Apesar desta ignorância, adquiri um estranho hábito: acompanho diariamente as cotações das principais empresas de TIC e dos nossos clientes. Uma das empresas da minha lista é a Nokia.

As ações da Nokia vem caindo consistentemente nos últimos anos, mas em meados de julho, começou a despencar vertiginosamente até atingir o seu recorde negativo de $1.69 por ação. De repente de um dia para outro, o valor das ações começou a subir. Sem motivos evidentes, a imprensa começou a especular as razões desta subida. Alguns dias depois surge a notícia de que os principais executivos da empresa estavam comprando alto volume de ações. Será possível que os executivos com essas compras tenham forçado o preço para cima? Não sei dizer, mas acho que a longo prazo continua sendo um péssimo negócio. A Nokia continua perdida, seus smarphones com o Windows Phone não estão gerando as vendas necessárias para tirar a empresa do buraco, além disso a Nokia continua vendendo partes da empresa, fechando fábricas e demitindo pessoal.

Logo depois da forte subida, a Goldman Sachs sentenciou: aproveitem a subida e VENDAM TUDO. E me parece que a Nokia não vai mais sair desta…