Em junho deste ano a Microsoft exibiu pela primeira vez um preview da mais nova versão do seu sistema operacional para PCs, o Windows 8. Nesta nova versão, a Microsoft introduziu o Metro Style Apps, um novo paradigma para criação de aplicações.

As Metro Apps representam uma mudança que vai muito além da cosmética. É uma forma realmente reimaginada para construção de aplicações tanto para o desktop quanto para tablets. Apesar do fato que o Windows 8 rodando em plataforma Intel manter a compatibilidade com o legado, certamente as novidades irão forçar desenvolvedores a reescrever suas aplicações para o novo modelo.

Além disso tudo, o modelo de distribuição de aplicações será o da moda: App Store. No final de fevereiro a Microsoft promete abrir a loja, e nos meses seguintes começarão a aparecer os primeiros dispositivos com o novo sistema.

Agora, é só juntar as peças. Dona de um mercado imenso (alguém duvida que o Windows 8 vai vender horrores?), gerando a demanda pela reescrita de todas as aplicações e abrindo uma App Store do ZERO, a Microsoft está criando uma imensa oportunidade de negócios para desenvolvedores. Ouso a dizer que é uma oportunidade sem precedentes na história de nosssa indústria.

Que tal arregaçar as mangas e se aventurar neste mercado?