tdd No dia 18/09/2010 apresentei a palestra “TDD direto das trincheiras” em João Pessoa, no evento “Agilidade Paraíba” promovido pelo grupo Scrum-PB. O público era bastante jovem e poucos conheciam ou usavam TDD. Espero ter conseguido despertar a curiosidade de várias pessoas, mas na verdade eu ainda fico bastante chocado como tão poucas pessoas/empresas adotam TDD. Como eu coloco no último slide da minha apresentação, “TDD é mais importante que tudo”.

A prática do TDD viabiliza economicamente o design evolutivo e em última instância o próprio desenvolvimento iterativo incremental. Através principalmente do TDD é que a curva de custo da mudança pode ser suavizada.

Usando TDD as pessoas perdem o medo de fazer refactoring para remover código duplicado ou para evoluir funcionalidades existentes. O uso do TDD  induz ao programador ter um melhor entendimento do negócio. Além disso, usamos menos o debug (que toma um baita tempo), localizamos mais rapidamente os bugs e enfim, escrevemos um código de melhor qualidade.

Se você não usa TDD, sugiro que avalie melhor esta prática. Não é fácil fazer a transição. Leva tempo e esforço, mas quando a ficha cai, você não vai querer trabalhar de outra forma. Estude, se prepare bem. Se precisar de ajudar é só chamar.