nosql logo

Banco de dados relacionais fazem parte da nossa vida há muito tempo. SQL e abstrações (HQL por exemplo) fazem parte da rotina de qualquer desenvolvedor de sistemas de informação. Agora, será que o domínio dessa tecnologia vai continuar prevalecendo na era da Internet?

Gigantes da Internet como Google, Amazon, Facebook, entre outros, descobriram há um bom tempo que os bancos de dados relacionais não atendem suas necessidades, especialmente as relacionadas com escalabilidade. Essas empresas investiram em outro tipo de tecnologia para armazenamento e recuperação de dados. Hoje essas soluções são conhecida coletivamente como NoSQL.

Agora vem a grande questão, para onde eu vou: SQL ou NoSQL?

Cada opção tem sua aplicabilidade, não seja dogmático (muitos nas duas comunidades são) e aproveite o que cada tecnologia tem de melhor. A única coisa que quero alertar é que a opção por NoSQL é uma realidade viável. Claro que as soluções NoSQL ainda tem que comer muita farinha para chegar a maturidade, mas podemos enxergar nisso uma oportunidade de pioneirismo. Como desenvolvedores de software temos que estar preparados, então arregace as mangas e VÁ ESTUDAR!