aprendendo Cuidado quando precisar aprender uma tecnologia nova. É muito tentador ver um tutorial e achar que já sabe usar a coisa. Já cansei de ver o pessoal cair do cavalo por conta disso (eu mesmo caí várias vezes). Estudar apenas o tutorial não lhe dá a base necessária para entender como aquele treco funciona e muitas vezes você vai fazer besteira por não compreender o que acontece por debaixo dos panos.

Aqui o caso em questão é o wicket. Um de nossos clientes resolveu adotar esse framework em sua arquitetura. Eles mesmo escreveram parte da aplicação utilizando o wicket e nós continuamos o desenvolvimento. A base que eles desenvolveram não era suficiente para atender todas as necessidades do projeto (nunca é), então tivemos que nos aprofundar na solução. Muitos envolvidos cairam na armadilha. Aprendem um pouco e começam a chutar e adivinhar como o negócio funciona através de tentativa e erro. NÃO FAÇA ISSO!

Agora eu mesmo estou aprendendo a trabalhar com wicket. Peguei um livro (Wicket in Action) e estou estudando TUDO. Em geral esse tipo de livro começa com um overview, passando para uma explicação sobre a arquitetura, depois vem o tutorial e depois vem seções que mostram de forma mais detalhadas suas funcionalidades. Normalmente durante o tutorial você já é capaz de implementar coisas mais simples, mas não pare por aí. ESTUDE O LIVRO TODO! Monte uma base SÓLIDA de conhecimentos. Depois de ter essa base, tudo fica mais fácil.