product owner Sempre fui fã das metodologias ágeis, sempre acreditei nos seus princípios. Passei um bom tempo tentando convencer as pessoas da minha empresa a adotar SCRUM, e só depois de muito esforço consegui sinal verde fazer o piloto. Depois dos bons resultados deste piloto, acabei sendo responsável pela implantação do SCRUM em toda a empresa. Com a experiência adquirida, passei a prestar consultoria para outras empresas. Hoje tive uma experiência interessante em uma dessas consultorias.

O cenário é o início do desenvolvimento de um novo produto. Como é o início, existe a necessidade de criar arquitetura e escrever um monte de código de infraestrutura. Todo esse trabalho ia levar pelo menos 2 sprints, mas sem entregar nada de palpável para o Product Owner. Mostrei a equipe a importância de entregar algo com valor de negócio desde o primeiro sprint, até porque não tem como provar que a infraestrutura está correta se não for construido nada em cima dela. Planejamos o primeiro sprint com uma parte de infra e algumas funcionalidades que utilizariam essa infra.

O início do sprint foi bem típico, a equipe bastante motivada pelas novidades e um Product Owner esperançoso, porém sem acreditar que receberia um pedaço do produto pronto em apenas 4 semanas. Hoje foi o dia do Sprint Review e ao ver que a equipe conseguiu fazer e entregou um pedaço do seu querido produto, o Product Owner falou todas as frases que a gente espera escutar no fim do sprint: “Era isso o que eu queria!”, “Agora eu tenho algo para pegar, apertar e ver como vai ficar!”, “Com isso eu posso dizer se vocês estão no caminho certo”, “Agora eu posso trabalhar mais junto de vocês”, “Quero ver o que vocês estão fazendo mesmo antes de acabar o sprint”, …

Missão cumprida. Product Owner engajado. Claro que não podemos deixar a bola cair. Depois do primeiro sprint, temos que continuar a fazer entregas de forma contínua. Mas o Product Owner está engajado, tudo vai ser mais fácil.

Entregue valor de forma contínua e desde o primeiro sprint! Tenha fé!

In Scrum we trust.